A Olimpíada de Língua Portuguesa está chegando e muito material de apoio para as oficinas a nossa disposição. Como vou trabalhar, neste ano, o Gênero Memórias. Um dos livros de memórias que estou acabando de ler é o de Tatiana Belinky, Transplante de Menina. Recordações de uma imigrante que deixou a Rússia para descobrir o Brasil na primeira metade do século XX. Lembranças de brincadeiras e cenas da infância e juventude da autora. Em meio as lembranças familiares um pouco da cultura e lugares em que a autora guardou na lembrança do país de origem e do Brasil, bem como das cidades e lugares que passou ou teve oportunidade de conhecer.
Quero partilhar um dos trechos que retrata muito bem a desigualdade e como são tratados os seres humanos, e que nos mostra nossa origem, nós que somos descendentes de emigrantes.
" GENERAL MITRE tinha três classes: a primeira, dos passageiros ricos, que viajavam a passeio, toda bonita, com piscina, salão de festas, essas coisas; a segunda, tipo "turista", ainda boa e relativamente confortável; e a terceira, bem simples, para dizer o mínimo que era a nossa, preponderantemente de emigrantes, gente sem recursos que ia tentar a sorte começar vida nova, em terras distantes e desconhecidas. A maioria das pessoas da terceira classe era gente do povo, camponeses, trabalhadores braçais, operários, gente pobre, fugindo da miséria e da falta de perspectivas da própria pátria, na esperança de melhorar de vida, ganhar economizar algum dinheiro, para depois voltar ao país de origem, ou então mandar buscar a família, quem sabe. (...) O que não sabíamos é que existia naquele vapor até uma espécie de quarta classe, que não era classe nenhuma, e sim o porão do navio. Só que ali acomodava-se - ou melhor dizendo, desacomodava-se - um grande grupo de trabalhadores negros , contratados e levados de não sei onde para algum lugar da América do Sul.Tomamos conhecimento disso lá pelo meio da viagem, em alto-mar, num episódio emocionante, assustador e finalmente apenas cômico."O restante pode ser conferido com a leitura do livro.
Um excelente livro de memórias, de linguagem acessível a todos e com linguagem fortemente literária.
Até