segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Papa Francisco













Daqui nasce a alegria! A alegria do momento no qual Jesus olhou para mim. Compreender e sentir isto é  o segredo da nossa alegria. Sentir-se amado por Deus, sentir-se que, para Ele, nós não somos números, mas pessoas; sentir que é Ele que nos chama.

Quem coloca Cristo no centro da sua vida, descentraliza-se! Quanto mais te unes a Jesus e mais Ele se torna o centro da tua vida, tanto mais Ele te faz sair de ti mesmo, te descentraliza e abre  aos outros. Não estamos no centro; estamos,  por assim dizer, “deslocados”, estamos a serviço de Cristo e da Igreja. Quem encontrou o Senhor e o seguiu com fidelidade é um mensageiro da alegria.
                                                                                                                      

                                                                                                                            Papa Francisco.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Não Sabemos Ler o Mundo





Falamos em ler e pensamos apenas nos livros, nos textos escritos. O senso comum diz que lemos apenas palavras. Mas a ideia de leitura aplica-se a um vasto universo. Nós lemos emoções nos rostos, lemos os sinais climáticos nas nuvens, lemos o chão, lemos o Mundo, lemos a Vida. Tudo pode ser página. Depende apenas da intenção de descoberta do nosso olhar. Queixamo-nos de que as pessoas não leem livros. Mas o deficit de leitura é muito mais geral. Não sabemos ler o mundo, não lemos os outros. 

Vale a pena ler livros ou ler a Vida quando o acto de ler nos converte num sujeito de uma narrativa, isto é, quando nos tornamos personagens. Mais do que saber ler, será que sabemos, ainda hoje, contar histórias? Ou sabemos simplesmente escutar histórias onde nos parece reinar apenas silêncio? 
                                                      Mia Couto, in 'E Se Obama Fosse Africano?' 

sábado, 30 de janeiro de 2016

CERTEZAS


Não quero alguém que morra de amor por mim...

Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, me abraçando.

Não exijo que esse alguém me ame como eu o amo, quero apenas que me ame, não me importando com que intensidade.

Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim...

Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível...
E que esse momento será inesquecível...
Só quero que meu sentimento seja valorizado.

Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre... E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor.

Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém... e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, que faço falta quando não estou por perto.

Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou não pelo que tenho...

Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente importa que é meu sentimento... e não brinque com ele.

E que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca cresça, para que eu seja sempre eu mesmo.

Não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero ter forças suficientes para mostrar a ele que o amor existe...
Que ele é superior ao ódio e ao rancor, e que não existe vitória sem humildade e paz.

Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia, e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos, talvez obterei êxito e serei plenamente feliz.

Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas...

Que a esperança nunca me pareça um NÃO que a gente teima em maquiá-lo de verde e entendê-lo como SIM.

Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder dizer a alguém o quanto ele é especial e importante pra mim, sem ter de me preocupar com terceiros... Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento.

Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão...
Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades a as pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim... e que valeu a pena.                                                                                                                Mário Quintana

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O Olhar de Veríssimo sobre o BBB - " Um atentado a nossa inteligência"



"Somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito."


Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo e valores morais, com tamanho atentado a nossa modesta inteligência. 

...
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
...


 Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. 



Esta crônica está sendo divulgada pela internet, há milhões de e-mailsNão posso confirmar de que são palavras de Luís Fernando Veríssimo. Acho bem atual para confrontar com o trabalho que desenvolvi. A meu ver é desabafo que merece nossa credibilidade.(Odila).

Luis Fernando Veríssimo 
É cronista e escritor brasileiro

domingo, 24 de janeiro de 2016

E NO BRASIL COMO ESTÁ A QUESTÃO - REFUGIADOS - ????

Ilhéus gregos serão indicados ao Nobel da Paz por ajuda a refugiados
Um grupo internacional de acadêmicos vai indicar os moradores de ilhas gregas para o Prêmio Nobel de Paz deste ano, por sua atuação junto aos milhares de refugiados que têm chegado às suas costas, informou o jornal britânico "The Guardian".
Os autores da petição são professores das universidades de Oxford, no Reino Unido; Princeton, Harvard e Cornell, nos EUA, e de Copenhague, que cita os moradores das ilhas de Lesbos, Kos, Ch[ios, Samos, Rhodes e Leros. 
O prazo para a indicação, que conta com o apoio do ministro grego da Imigração, Yiannis Mouzalas, é 1º de fevereiro. 
A petição já tem 280 mil assinaturas de apoio, que estão sendo coletadas pelo site Avaaz. 
"Em remotas ilhas gregas, avós cantaram para bebês aterrorizados dormirem, enquanto professores, aposentados e estudantes passaram meses oferecendo comida, abrigo e conforto aos refugiados que arriscaram suas vidas para fugir da guerra e do terrorismo", afirma o texto da petição. 
Após a submissão do pedido, o Comitê do Nobel precisa decidir se ele será considerado ou não. 
Os acadêmicos, cujos nomes não foram divulgados, dirão que o povo grego já está lidando com sua própria crise econômica, mas mesmo assim responderam à tragédia dos refugiados num espírito de "empatia e auto-sacrifício". 
Do UOL, em São Paulo

sábado, 23 de janeiro de 2016

SONHOS NÃO MORREM

Meu marido e eu tínhamos um sonho,  quando nos aposentássemos viajaríamos nós dois, juntos,  pelo Brasil e pelo mundo. O gosto começou com pequenas viagens aqui no Brasil. A aposentadoria chegou, mas ele teve que fazer uma viagem sozinho. A viagem para um mundo desconhecido onde ninguém volta. Assim aconteceu uma separação forçada entre nós dois. Muito dolorida, porém, o sonho que sonhamos juntos vai continuar.
Como a vida tem restrições e nem sempre tudo o que gostamos e queremos é permitido,  podemos através da leitura construir um roteiro e viajar em nossa própria casa. Vou conhecer  AS  SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO, estendo meu convite  a todos meus amigos virtuais a viajarem comigo.


AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO

Coliseu – Itália
Palco de lutas entre gladiadores e de cristãos. Hoje conserva apenas uma parte de sua estrutura. Construído em 70 d.C, é uma das maiores construções do Império Romano.



Templo  de Kukulcán em Chichén Itza – México
O Templo de Chac Mool, a praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros, formando um belo sitio arqueológico desta civilização.


  
Machu Picchu  - Peru
Construída no século VX em Quichua. Machu Picchu significa “velha montanha”, é também conhecida como "cidade perdida dos Incas” . Localizada no topo de uma montanha na Cordilheira doa Andes, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba. A cidade hoje é o principal símbolo do Império Inca, que foi destruído com a chegada dos espanhóis à região no século XVI




 Muralha da China – China
Fortificação militar com objetivo de proteção militar, construída ao  norte do Império chinês, estende-se por cerca de três mil quilômetros.


Ruínas de Petra – Jordânia
Templo encravado em rocha na cidade de Petra, é  uma importante cidade enclave arqueológico da Jordânia, no Oriente Médio.


Taj Mahal – Índia
Masoléu – Shah Jahan, em memória a sua esposa, Aryumand Banu Begam, é também conhecido como uma das maiores provas de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Alcorão e incrustado de pedras semipreciosas.